Você, com certeza, já sabe da importância de fazer um check-up médico periodicamente, não é? Contudo, é bom ressaltar que existe uma frequência adequada para fazer esses exames, de pelo menos 1 vez ao ano. Foi pensando em te ajudar com isso que elaboramos este conteúdo.
Veja a seguir o que você precisa saber antes de marcar seus exames de rotina. Confira!
Entenda os exame complementares
Os exames da lista solicitada pelo seu médico são chamados de "exames complementares". Isso porque, eles completam a avaliação médica, nunca a substituem. Um resultado de hemograma por si só, sem histórico clínico do paciente, não é conclusivo para um diagnóstico. Por isso, evite pedir exames aleatórios, a menos que eles sejam necessários ao acompanhamento do seu estado de saúde junto com seu médico pessoal.
Aprenda a diferenciar rastreamento de check-up
Antes de ir ao laboratório de exames, você deve saber como diferenciar os exames de rastreamento (scanning) do check-up. Os scannings são feitos para identificar doenças que costumam aparecer com frequência em um determinado grupo ou faixa etária. É o tipo de exame que só é benéfico quando solicitado com muita antecedência.
Um exemplo é a mamografia recomendada para mulheres acima de 40, a fim de identificar indícios de câncer de mama. Portanto, não faz sentido pedir mamografias quando você ainda está fora da faixa etária mais afetada pela doença.
Conheça os principais exames e unidades laboratoriais
Quando você for se consultar com seu médico para um check-up, ele fará uma avaliação criteriosa do seu estado de saúde, histórico familiar, antecedentes patológicos e hábitos de vida. Só depois dessa análise é que ele solicitará os seguintes exames:
Hemograma completo;
Tempo de tromboplastina ativada e tempo de protrombina;
Colesterol;
Ureia e creatinina;
Glicose;
TGO e TGP;
Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo;
TSH e T4 livre;
Ácido úrico;
Proteína C Reativa
PSA;
Albumina;
VHS ou VS;
Urina tipo I;
UROCULTURA;
Exame parasitológico de fezes.
Cada um desses exames possui um propósito que será explicado pelo seu médico. Depois de finalizada a consulta, você deverá se dirigir a um laboratório de exames e agendar seus procedimentos. O CLAB conta com diversas unidades localizadas em Salvador para que você escolha a opção mais cômoda. São elas: Barbalho, Cidadela, Extra Rótula, Imbuí, Itinga, Lauro, Liberdade, Simões Filho, Sussuarana.
Agora que você já sabe como fazer seus exames laboratoriais, agende seu check-up em uma das unidades do CLAB Laboratório!
Comentarios